Polícia Política

GOIATINS: Presidente destituído se recusa a entregar as chaves da Câmara 

A Câmara Municipal de Goiatins (TO) viveu mais um episódio da crise política que se arrasta há semanas. O presidente interino da Mesa Diretora, Carlos Hamilton Aquino Lima (PDT), o Biúla, divulgou vídeo nesta segunda-feira (1º) relatando que precisou trocar as fechaduras da Casa de Leis porque o presidente destituído, vereador César Oliveira da Silva (MDB), estaria se recusando a entregar as chaves e teria até mesmo trancado a entrada com correntes e cadeados.

Segundo Biúla, a medida foi necessária para garantir o funcionamento da Câmara e a realização das sessões ordinárias. “Providenciamos o chaveiro e vamos trocar todas as fechaduras, do gabinete à secretaria, para que o Legislativo não fique parado”, disse o presidente interino.

Do outro lado, César Oliveira reagiu com uma nota pública, acusando os vereadores de atos que atentam contra a ordem institucional. Ele relatou que as portas da secretaria teriam sido arrancadas, classificando os episódios como desrespeito às instituições.

César também criticou sua destituição, que considera ilegal. “Continuo acreditando na Justiça, pois todo esse processo foi conduzido com graves ilegalidades e motivado unicamente por interesses políticos”, afirmou.

CONTEXTO DO CONFLITO

O embate começou com a destituição de César em sessão polêmica no fim de agosto, conduzida por Biúla e aprovada por outros cinco vereadores. César conseguiu, inicialmente, uma liminar que o reconduziu ao cargo, mas sofreu reveses posteriores: o Tribunal de Justiça suspendeu a decisão favorável e, em primeira instância, o juiz da comarca julgou improcedente seu Mandado de Segurança.

Enquanto acumulava derrotas judiciais, César apresentou uma notícia-crime ao Ministério Público contra os vereadores que lideraram sua saída, acusando-os de falsificação de documentos e até de associação criminosa.

Presidente destituído e vice travam disputa pelo controle da Casa de Leis

O QUE VEM PELA FRENTE

Enquanto o caso segue tramitando na Justiça, o Ministério Público deve analisar a notícia-crime protocolada por César contra os vereadores. A depender do resultado, o conflito pode ganhar novos contornos criminais, agravando ainda mais a instabilidade política em Goiatins.

Nota de César Oliveira na íntegra:

“Desde a última sexta-feira, a Câmara Municipal de Goiatins tem sido alvo de atos que atentam contra a ordem e o respeito às instituições. Naquela data, um grupo de vereadores compareceu à Casa de Leis, enfrentando os servidores que ali trabalham, trocando a fechadura da entrada dos fundos e, na porta da frente, retiraram a fechadura e colocaram corrente com cadeado, impedindo o livre acesso às dependências da Casa.

Hoje, mais uma vez, nos deparamos com uma situação lamentável: a retirada da porta que dá acesso à secretaria da Câmara, a qual foi levada pelos mesmos parlamentares, numa clara tentativa de tomar à força um espaço que pertence ao povo de Goiatins.

Continuo acreditando na Justiça, pois todo esse processo de destituição, sem qualquer prova consistente, foi conduzido com graves ilegalidades e motivado unicamente por interesses políticos. Confio que, em breve, a verdade prevalecerá e que a ordem será restabelecida dentro desta Casa de Leis.”

Entrada da Câmara trancada com correntes e cadeados. / Foto: Divulgação

Fonte: AF Noticias

Arimatéia Jr.

Arimatéia Jr.

About Author

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may also like

Polícia

Quatro suspeitos de assaltarem motorista de aplicativo são presos em Imperatriz

A polícia prendeu na tarde desta terça-feira (4), em Imperatriz, quatro homens suspeitos de assaltarem um motorista de transporte por
Política

PRAIA NORTE: Município garante 75 casas populares por meio do Minha Casa Minha Vida

O anúncio foi feito nesta terça-feira (4), em Brasília, pelo secretário municipal de Relações Institucionais, Ho Che Min, que destacou