Fernanda Montenegro reage ao discurso de Lula na ONU
A passagem do presidente Lula pela Assembleia Geral das Nações Unidas provocou uma série de reações positivas, entre elas a do jornal The New York Times, que classificou o discurso do presidente brasileiro como “poderoso”.
O presidente dos EUA, Donald Trump, foi outro que também se surpreendeu com a figura de Lula e afirmou que houve “química” entre eles quando se encontraram brevemente nos bastidores da ONU.
Mas, para além da seara política, também houve reação no mundo das artes no Brasil: Fernanda Montenegro, considerada a maior atriz brasileira em atividade no país, reagiu ao discurso de Lula na ONU e o agradeceu por “honrar” os brasileiros.
“Presidente Lula, o senhor dignificou, o senhor honrou o nosso Brasil ao pronunciar seu extraordinário discurso na abertura da Assembleia Geral da ONU. Como brasileira, agradeço“, declarou Fernanda Montenegro.
Lula revela o que disse para Trump na ONU
Durante coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira (24) na ONU, o presidente Lula (PT) revelou o que disse para Donald Trump no rápido encontro que teve com o mandatário nos bastidores da Assembleia Geral das Nações Unidas.
“Fiz questão de dizer ao presidente Trump que temos muito o que conversar, muitos interesses de ambos os países em jogo, muita coisa para discutir sobre a necessidade de garantirmos a paz no planeta Terra, e fiquei satisfeito quando ele disse que é possível conversarmos. Quem sabe, em alguns dias, possamos nos encontrar e construir uma pauta positiva entre EUA e Brasil, e Brasil e EUA. É isso que eu quero, e acredito que é isso que ele também deseja“, revelou Lula.
Além disso, Lula afirmou que não teme um encontro presencial com Donald Trump. “O Trump faz 80 anos em junho do ano que vem. Eu faço 80 anos em outubro deste ano, portanto sou mais velho do que ele. Somos dois homens de 80 anos, não há por que ter brincadeira numa relação entre dois homens dessa idade. Eu vou tratá-lo com o respeito que merece o presidente dos EUA, e ele certamente vai me tratar com o respeito que merece o presidente da República Federativa do Brasil. É assim que vai acontecer a reunião.“
Por fim, o presidente também revelou que disse a Trump “que não há limites de pautas a serem tratadas na reunião, que tudo deve ser discutido. A única coisa que não está em discussão é a soberania e a democracia brasileiras”.
Lula celebra “química” com Trump na ONU: “Parecia impossível, mas aconteceu”
O presidente Lula (PT) realizou nesta quarta-feira (24) coletiva de imprensa para comentar sobre a sua passagem pela Assembleia Geral das Nações Unidas e, como não poderia deixar de ser, comentou sobre seu rápido encontro com o presidente dos EUA, Donald Trump.
“Eu tive a satisfação de ter tido esse encontro com o presidente Trump. Aquilo que parecia impossível deixou de ser impossível e aconteceu. E eu fiquei feliz quando ele disse que houve uma boa química entre nós. Como eu acho que a relação humana é 80% química e 20% emoção, considero muito importante essa relação e torço para que dê certo, porque Brasil e EUA são as duas maiores democracias do continente americano. Temos muitos interesses empresariais, industriais, tecnológicos e científicos, além de muito interesse no debate sobre questões digitais e inteligência artificial e na questão comercial”, iniciou Lula.
O presidente Lula também afirmou que a ideologia de Trump não está em discussão: “A minha relação com um chefe de Estado… o que mais respeito é que, se o chefe de Estado foi eleito pelo seu povo, eu não quero saber ideologicamente se ele gosta ou não de mim, se professa a mesma ideologia que eu. Isso nunca está em jogo na minha relação com chefes de Estado. E não quero que esteja em jogo na relação das pessoas comigo. O que importa para mim é que a pessoa, sendo eleita, merece meu respeito como chefe de Estado brasileiro nos assuntos que interessam na relação entre EUA e Brasil.“
Fonte: Revista Forum






