Polícia busca detentos que fugiram da APAC de Pedreiras

Três detentos fugiram na noite da última quinta-feira (9) da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC) de Pedreiras, localizada na zona rural do município, às margens da rodovia MA-122. A fuga de detentos foi registrada por câmeras de segurança por volta das 22h.
De acordo com a direção da unidade, os foragidos foram identificados como:
Franciel Dias de Sousa — natural de Lago dos Rodrigues
Juan Marcos Silva Cardoso — natural de Timbiras
Juvenildo Conceição da Silva — natural de Barra do Corda
As buscas foram iniciadas ainda durante a madrugada pela Polícia Militar e pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP). A suspeita é de que os fugitivos já tenham deixado a Região Metropolitana de Pedreiras.
Modelo de ressocialização
A APAC funciona como um modelo alternativo de cumprimento de pena, com foco na ressocialização dos recuperandos. A metodologia prioriza disciplina, acompanhamento psicológico e atividades de reintegração social, sendo mantida em parceria com o Poder Judiciário e o Ministério Público.
Investigação e medidas de segurança
Em nota oficial, a Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (FBAC), responsável pela coordenação do método APAC, informou que a ocorrência está sendo apurada em conjunto com as autoridades competentes.
Veja nota na íntegra
“A Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (FBAC), em conjunto com a APAC de Pedreiras, informa que a ocorrência registrada na unidade, envolvendo a fuga de três recuperandos do regime fechado, está sendo devidamente apurada em conjunto com as autoridades competentes. Desde o primeiro momento, a APAC de Pedreiras comunicou o fato aos órgãos responsáveis e vem prestando total colaboração para o esclarecimento dos acontecimentos, conforme previsto nos protocolos de segurança e nas orientações do Sistema de Justiça.
A FBAC e a APAC de Pedreiras reafirmam seu compromisso permanente com a segurança, disciplina e ressocialização das pessoas privadas de liberdade, pilares fundamentais do Método APAC, atuando sempre em conformidade com os princípios da legalidade, transparência e responsabilidade, preservando a integridade física e moral de todos os recuperandos, colaboradores e da comunidade.
As imagens do sistema de monitoramento interno e demais registros relacionados à segurança da unidade possuem caráter sigiloso e só podem ser disponibilizados mediante autorização expressa do Sistema de Justiça.
A FBAC e a APAC de Pedreiras mantêm diálogo constante com o Poder Judiciário, o Ministério Público, a Secretaria de Administração Penitenciária e demais instituições parceiras, compartilhando o compromisso de fortalecer o Método apaqueano como referência em eficiência, humanização e responsabilidade social no cumprimento da pena.
Por fim, ambas as instituições reiteram sua confiança na atuação das autoridades e na apuração rigorosa dos fatos, reafirmando o propósito de continuar trabalhando pela promoção da justiça, dignidade humana e segurança pública em Pedreiras e em todo o estado do Maranhão”.