TJMA escolhe lista tríplice para o TRE-MA
Ao todo, 13 advogados concorreram à vaga, após deferimento das inscrições pelo presidente do TJMA, desembargador Froz Sobrinho.
Os desembargadores do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) definiram, na ultima quarta-feira (12), a lista tríplice de advogados para membro titular da categoria jurista no Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA).
Os mais votados foram Rodrigo Maia Rocha (19 votos), Denise Soares Farias (17 votos) e Ana Valéria Sodré (16 votos). A escolha ocorreu em sessão plenária administrativa e teve como objetivo preencher a vaga que será aberta com o término do biênio do juiz Tarcísio Almeida Araújo, da classe dos advogados, em 22 de janeiro de 2026.
Critério e votação
Ao todo, 13 advogados concorreram à vaga, após deferimento das inscrições pelo presidente do TJMA, desembargador Froz Sobrinho. “Acho que todos os candidatos são preparados, com um grande trabalho na advocacia”, destacou o presidente.
Para compor a lista, cada candidato precisava alcançar pelo menos 15 votos, correspondentes à maioria absoluta dos 28 votantes. A votação ocorreu por ordem de antiguidade dos membros da Corte. Como os três nomes mais votados ultrapassaram o número mínimo exigido, não foi necessária nova eleição.
Representatividade e próxima etapa
O presidente do TRE-MA, desembargador Paulo Velten, reforçou a importância da formação mista da lista tríplice, conforme a Resolução TSE nº 23.746/2025, que prevê a participação equilibrada de mulheres e homens, com perspectiva interseccional de raça e etnia.
Com o resultado, a lista será enviada ao presidente do TRE-MA, responsável por reunir as documentações e encaminhá-las ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A nomeação final caberá ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.





