Maranhão Política

Documentos revelam que explosão de foguete da SpaceX colocou voos comerciais em risco

Documentos divulgados pela Autoridade Federal de Aviação (FAA) dos Estados Unidos revelou que a explosão repentina de um foguete da SpaceX deixou centenas de pessoas em perigo.

O caso aconteceu em janeiro desse ano, quando a empresa de Elon Musk lançou o sétimo voo de teste de seu foguete Starship. O foguete explodiu menos de 10 minutos após seu lançamento, causando a queda de destroços pelo céu do Caribe.

Nos documentos analisados pelo The Wall Street Journal, a FAA disse que dois voos comerciais e um jato particular transportando cerca de 450 passageiros no total enfrentaram condições perigosas nos céus por cerca de uma hora em decorrência da explosão.

A tripulação de uma das aeronaves, um voo comercial da companhia aérea JetBlue que estava voando em direção a San Juan, foi avisada de que sua viagem só poderia ser feita “por sua conta e risco”, de acordo com o relatório.

Enquanto isso, um avião da Iberia Airlines e um jato particular tiveram que ser avisados para mudar de curso por um controlador de tráfego aéreo depois que voaram muito perto um do outro após a explosão.

Os aviões foram forçados a se afastar de uma zona repentina de exclusão aérea enquanto “os controladores de tráfego aéreo lutavam para colocar os aviões em segurança”, de acordo com o relatório.

Um piloto conseguiu fazer um pouso de emergência em San Juan depois de repetir “mayday” para um controlador aéreo três vezes, segundo os documentos. Felizmente, todas as três aeronaves conseguiram pousar com segurança sem danos ou ferimentos aos passageiros ou tripulantes.

A SpaceX supostamente não notificou o controle de tráfego aéreo imediatamente após a explosão através da linha direta oficial, de acordo com a FAA.

A agência descobriu que os controladores aéreos em Miami só souberam dos detritos da explosão depois de serem alertados por outros pilotos que foram forçados a voar através deles.

Em janeiro, a SpaceX confirmou a falha no lançamento. “A Starship sofreu uma rápida desmontagem não programada durante sua queima de ascensão. As equipes continuarão revisando os dados do teste de voo de hoje para entender melhor a causa raiz”, disse a empresa em um comunicado na época.

Foto: X @spacex. Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial.

Arimatéia Jr.

Arimatéia Jr.

About Author

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may also like

Política

PRAIA NORTE: Município garante 75 casas populares por meio do Minha Casa Minha Vida

O anúncio foi feito nesta terça-feira (4), em Brasília, pelo secretário municipal de Relações Institucionais, Ho Che Min, que destacou
Política

Vice-governador cumpre agenda em Imperatriz e Região

Pela manhã, ao lado do prefeito Rildo Amaral, participou de uma agenda na Prefeitura Por: Carlos Leen O vice-governador do Maranhão,