Tocantins

ESPERANTINA: EFABIP conquista destaque estadual no Prêmio Escola que Transforma 2025

A Escola Família Agrícola Padre Josimo (EFABIP), localizada no município de Esperantina e vinculada à Superintendência Regional de Educação de Araguatins, reafirmou seu protagonismo na educação do campo ao conquistar importantes reconhecimentos no Prêmio Escola que Transforma 2025, promovido pela Secretaria de Estado da Educação do Tocantins (Seduc). Reconhecida pela aplicação da Pedagogia da Alternância, a EFABIP atende estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, desenvolvendo práticas pedagógicas inovadoras que integram o conhecimento escolar à realidade rural. Esta é a terceira vez que a instituição é premiada na iniciativa estadual, reforçando o compromisso com uma educação contextualizada, emancipadora e transformadora.

Na categoria Educação do Campo – Ensino Fundamental, a escola conquistou o 2º lugar com o projeto “Matemática do Campo: Saberes que Brotam da Terra”, desenvolvido pelos professores Lucas Sousa Oliveira e Jeiel Oliveira Barbosa dos Santos. A proposta articula conteúdos matemáticos aos saberes do cotidiano agrícola, aproximando teoria e prática e valorizando o conhecimento produzido pelas famílias camponesas.

Outro destaque veio na categoria Educação do Campo Agrícola – Ensino Médio, com o projeto “Leitura Viva”, coordenado pelos professores Valmir Vieira Lopes Junior e Clarice Leal de Noite Santiago, também premiado com o 2º lugar. A iniciativa fortalece a leitura crítica e a produção textual, promovendo reflexões sobre identidade, cultura e território e contribuindo para a formação integral dos jovens do campo.

Para o diretor da unidade escolar, professor Adão da Silva, o reconhecimento evidencia a força coletiva da comunidade escolar. “A pedagogia da alternância nos permite construir uma educação viva, conectada à realidade das famílias agricultoras e aos projetos de vida dos nossos estudantes. Esses prêmios reconhecem o esforço conjunto de professores, alunos e comunidade. Cada projeto nasce do território e retorna a ele em forma de conhecimento, autonomia e oportunidades”, destacou.

Já o professor Lucas Oliveira ressaltou o valor da educação do campo como instrumento de transformação social: “Apesar de ainda existirem visões que desacreditam a educação do campo, sabemos da potência transformadora que ela possui, pois, enquanto houver chão, haverá caminho; enquanto houver campo, haverá saber; e, enquanto houver educação, haverá transformação, afinal como ensina Paulo Freire, ninguém ignora tudo, ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa”.

Os projetos premiados participarão, nos próximos dias, da cerimônia oficial de premiação promovida pela Seduc, momento em que as unidades escolares e os profissionais serão homenageados pelo trabalho desenvolvido em prol de uma educação pública de qualidade e socialmente referenciada.

Arimatéia Jr.

Arimatéia Jr.

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