GUARDA MUNICIPAL: Viaturas doadas estão paradas há quase 8 meses

Cinco novas viaturas destinadas à Guarda Municipal de Araguaína (GMA) e aos agentes de trânsito, doadas pelo Ministério da Justiça após solicitação da Prefeitura, continuam paradas no pátio da GMA — expostas ao sol e à chuva — sem terem sido oficialmente entregues ou colocadas em uso.
A entrega dos veículos, sendo quatro para a GMA e um para os agentes de trânsito, foi anunciada como parte das comemorações do 66º aniversário de Araguaína, no dia 14 de novembro. No entanto, a frota nunca chegou a ser incorporada de fato ao serviço operacional.
Segundo a denúncia, após o evento comemorativo, os veículos foram enviados a uma concessionária em Palmas para ajustes documentais e correções na blindagem. Posteriormente, retornaram à cidade no dia 3 de junho, mas continuam inativos no pátio da instituição.
“Desde então, estão expostas ao tempo, com risco de ter bateria descarregada, pneus danificados e outros prejuízos por estarem paradas há tanto tempo”, relata a denúncia anônima.
A justificativa da gestão municipal, de acordo com os denunciantes, seria a falta de transferência patrimonial dos veículos, o que impediria seu uso. Contudo, o tempo decorrido já indica, segundo a denúncia, uma possível negligência por parte da administração: “O lapso temporal exorbitante demonstra desinteresse da gestão”, aponta o texto.
GMA opera com frota sucateada
Enquanto isso, a Guarda Municipal segue atuando em condições precárias, com apenas duas viaturas em uso, sendo que uma delas está em estado crítico, conforme informado.
Nenhuma das viaturas atuais possui camburão, o que obriga a corporação a solicitar apoio da Polícia Militar para transportar detidos em ações de patrulhamento.
“A Guarda necessita urgentemente dessas viaturas. Uma funciona precariamente e a outra está praticamente inutilizável”, destacou a denúncia.
O que diz a Prefeitura?
“A Prefeitura de Araguaína informa que já cumpriu com todos os trâmites municipais necessários e enviou todas as documentações obrigatórias para o Governo Federal solicitando a liberação das viaturas para uso. O Município recebeu os veículos na condição de entrega provisória, mas não tem autorização para colocá-los em uso, sendo necessária a entrega definitiva a partir dos pareceres do Ministério da Justiça e do Exército Brasileiro, uma vez que as viaturas são blindadas.
Nesta semana, o presidente da (Agência de Segurança, Transporte e Trânsito (ASTT) esteve em Brasília para pedir celeridade no processo. Com relação ao espaço onde as novas viaturas estão guardadas, é o mesmo local onde os atuais veículos do GMA permanecem quando não estão em patrulhamento, não havendo qualquer risco de danos ou avarias. As viaturas são periodicamente verificadas para avaliar as condições de uso”.
Sobre a GMA
A Guarda Municipal de Araguaína é uma força civil, uniformizada e armada, responsável pela proteção dos bens, serviços e instalações públicas municipais, além de atuar na prevenção de crimes, infrações administrativas e atos de vandalismo. A falta de infraestrutura impacta diretamente sua capacidade de atuação e resposta às demandas da população.
Fonte: AF Noticias