Júnior Viana é nomeado secretário de Articulação Política do Governo; Alberto Bastos fica com secretaria de Cidades
Atos foram oficializados pelo Governo na ultima quinta-feira (8)
O Governo do Maranhão oficializou o nome de José de Ribamar Castro Viana Junior, conhecido como Júnior Viana, como o novo secretário de Estado de Articulação Política (Secap). O ato de nomeação foi oficializado após a exoneração de Rubens Pereira, que ocupava a pasta até então.
Júnior Viana já integrava a estrutura da Secap, onde exercia o cargo de subsecretário. Ele possui experiência como subsecretário da Casa Civil em 2022. A escolha segue a linha de manter um nome interno à secretaria e próximo ao governador para garantir continuidade nas articulações políticas do governo.
A exoneração de Rubens Pereira foi confirmada na noite da quinta-feira.
Em publicação nas redes sociais pedindo a sua saída, “Rubão” afirmou que a decisão está relacionada à coerência e ao compromisso com a vida pública. “A vida pública requer de nós coerência e compromisso. Por isso, reitero o meu pedido de exoneração da Secretaria de Articulação Política do Maranhão. Agradeço ao governador pela confiança e deixo o cargo com o sentimento de dever cumprido”, escreveu.
Rubens também agradeceu aos servidores da Secap e destacou que o momento agora é de reflexão e de união de esforços em favor do Maranhão.
Mudança também na Secretaria das Cidades
O mesmo ato do governo estadual oficializou ainda a exoneração de Robson Paz do cargo de secretário de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid).
Com a saída, Alberto Pessoa Bastos, atual secretário de Monitoramento de Ações Governamentais, passa a responder cumulativamente pela Secid.
Robson Paz comentou, também por meio das redes sociais, que havia reiterado o pedido de exoneração ao governador Carlos Brandão na quarta-feira (7), em consonância com uma decisão partidária anunciada ainda em outubro.
“Agradeço ao PCdoB e ao governador pela confiança, aos servidores da Secid pela lealdade e compromisso e a Deus pela oportunidade de servir à população com seriedade, ética e responsabilidade”, afirmou.
As mudanças fazem parte de um processo de reorganização do primeiro escalão do governo estadual, em um contexto de ajustes políticos e administrativos ao longo de 2026.
Na primeira quinzena de março, outros secretários devem sair da estrutura do Palácio dos Leões, agora, no contexto das Eleições deste ano.
As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.





