Notícias do Brasil

Mãe cruza Amazônia para salvar filhas siamesas e vê sonho realizado após cirurgia delicada

Uma travessia de quatro dias de barco pelo rio Amazonas marcou o início da luta de Elizandra Henrique da Costa para salvar as filhas, Eliza Vitória e Yasmin Vitória. Unidas pelo tórax e abdômen, as gêmeas nasceram no Pará e precisaram enfrentar uma jornada médica que passou por Manaus e Goiânia até a separação bem-sucedida.

A saga começou no pequeno povoado de Ererê, em Monte Alegre (PA), quando exames na gravidez revelaram a condição rara. Sem estrutura hospitalar adequada na região, Elizandra deixou a cidade natal e seguiu até Manaus, onde recebeu atendimento de alto risco na maternidade Ana Braga.

As meninas nasceram no dia 9 de abril deste ano e, pouco depois, foram transferidas de UTI aérea para Goiânia. No Hospital Estadual da Criança e do Adolescente, uma equipe de 20 especialistas realizou a cirurgia de separação em 13 de maio, seis meses antes do previsto, devido a complicações de saúde em Eliza. A operação durou seis horas e exigiu a divisão de órgãos vitais.

Após dois meses na UTI, Eliza se recuperou rapidamente, enquanto Yasmin enfrentou cuidados adicionais por causa de uma cardiopatia. No dia 9 de agosto, as duas receberam alta — data que coincidiu com o quarto mês de vida — e foram recebidas com festa pela equipe médica.

De volta a Manaus, no Dia dos Pais, o pai das meninas, Marcos Oliveira, encontrou as filhas separadas pela primeira vez. Para ele, foi “o melhor presente possível”. Yasmin seguirá com tratamento cardíaco, mas, para a família, a etapa mais difícil já ficou para trás.

Arimatéia Jr.

Arimatéia Jr.

About Author

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may also like

Notícias do Brasil

Ministério da Cultura repudia tratamento dado a Milton Nascimento no Grammy

“O Ministério da Cultura (MinC) manifesta repúdio ao tratamento dispensado ao cantor, compositor e multi-instrumentista brasileiro, Milton Nascimento, na cerimônia
Notícias do Brasil

MEC divulga resultados da primeira chamada do ProUni

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta terça-feira, 4, os resultados da primeira chamada do Programa Universidade para Todos (ProUni),