Maranhão tem novas vagas para médicos em programa do SUS; inscrições vão até amanhã

Termina neste domingo (12) a segunda chamada do Mais Médicos Especialistas, iniciativa do programa Agora Tem Especialistas, que tem o objetivo de ampliar o acesso da população a atendimentos especializados no Sistema Único de Saúde (SUS).
No Maranhão, estão disponíveis sete vagas imediatas e 71 para cadastro reserva em hospitais e ambulatórios especializados da rede pública. O programa busca reduzir o tempo de espera por consultas, exames e cirurgias em todo o país.
Maranhão tem vagas no Mais Médicos Especialistas
Os médicos podem escolher os locais onde desejam atuar entre quase 3 mil unidades hospitalares e ambulatoriais credenciadas pelo SUS. Segundo o secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Felipe Proenço, 320 médicos convocados na primeira chamada já iniciaram suas atividades em 156 municípios de todas as regiões do Brasil.
“Foram abertas novas vagas e, conforme a indicação do local de interesse feita pelo médico, será avaliada a disponibilidade de cursos de aprimoramento. A alocação das vagas considera essa análise. Por isso, é importante que os profissionais façam a inscrição, escolham o serviço em que desejam atuar e contem com o suporte de hospitais de excelência para se atualizar”, destacou Proenço.
Médicos podem se inscrever até domingo no programa do Ministério da Saúde
As inscrições devem ser realizadas na plataforma UNA-SUS, mediante o preenchimento de formulário eletrônico. Os aprovados serão chamados conforme a disponibilidade de vagas nas instituições formadoras. Podem participar médicos especialistas em anestesiologia, cirurgia geral, aparelho digestivo, cirurgia oncológica, ginecologia, endoscopia, coloproctologia, gastroenterologia, obstetrícia, cardiologia, oncologia clínica, radiologia e otorrinolaringologia.
Formação e atuação no SUS
Além de reforçar o atendimento em hospitais e policlínicas, os médicos selecionados participarão de um curso de aprimoramento profissional ministrado por especialistas de hospitais do PROADI-SUS e da Rede Ebserh. O objetivo é garantir a atualização constante dos profissionais que atuam no SUS.
A carga horária será de 16 horas semanais de prática assistencial e 4 horas de atividades educacionais, com mentoria remota e imersões em centros de referência.
Cada curso terá duração de 12 meses, com temas como:
Cirurgia coloproctológica com foco em tumores colorretais;
Cirurgia ginecológica com foco em tumores ginecológicos;
Oncologia clínica: cânceres prevalentes no SUS;
Radioterapia: planejamento e execução no SUS;
Ultrassonografia mamária diagnóstica e intervencionista.