Novo salário mínimo de 2026 entra em vigor; veja quando começa o pagamento
O salário mínimo de 2026 passa a ser de R$ 1.621 a partir desta quinta-feira, representando um reajuste nominal de 6,79% em relação ao valor anterior, que era de R$ 1.518.
Apesar da vigência imediata, o pagamento do novo valor será feito a partir de fevereiro, conforme o calendário de salários, aposentadorias e benefícios.
Desde 2023, o governo federal adota a Política de Valorização do Salário Mínimo, que garante aumentos reais acima da inflação. O cálculo considera a variação do INPC dos últimos 12 meses até novembro acrescida do crescimento do PIB de dois anos antes, neste caso, o desempenho econômico de 2024.
Esse acréscimo tem limite máximo de 2,5% ao ano, por causa do teto de gastos.
Quem será impactado
O novo piso atualiza automaticamente o valor de benefícios atrelados ao salário mínimo, como:
aposentadorias e pensões do INSS;
seguro-desemprego;
abono salarial PIS/Pasep;
BPC (Benefício de Prestação Continuada).
De acordo com estimativa do Dieese, cerca de 62 milhões de brasileiros terão rendimentos direta ou indiretamente ajustados com o novo valor.
Entrará no bolso em fevereiro
Embora o valor já esteja valendo, os trabalhadores só receberão o salário atualizado no pagamento referente à competência de janeiro, depositado em fevereiro, como ocorre tradicionalmente nos ajustes anuais.
Com o reajuste, o objetivo do governo é ampliar o poder de compra da população trabalhadora e reduzir perdas inflacionárias acumuladas ao longo do ano. O aumento também deve refletir no consumo e movimentar setores do comércio e serviços no início de 2026.
Com informações da Agência Brasil





