Sobe para dois o número de mortos após queda de avião no interior do Tocantins
Morreu neste domingo (2) o passageiro que havia sobrevivido à queda de uma aeronave de pequeno porte na zona rural de Fátima, região central do Estado. Ele foi identificado como o engenheiro agrônomo José Rosário Carneiro, de 52 anos, que estava internado em estado grave no Hospital Regional de Porto Nacional desde o acidente. José Rosário era filho do ex-prefeito de Monte do Carmo, Rosário Carneiro, falecido em 2023.
Com a morte dele, sobe para duas o número de vítimas fatais do acidente ocorrido na tarde de sábado (1º). O piloto Diomédio Aires da Silva Filho, de 56 anos – engenheiro civil e empresário conhecido como “Diomedinho” -, morreu ainda no local da queda.
O acidente
De acordo com a Secretaria da Segurança Pública (SSP), o avião Conquest 180, de prefixo PU-RJO e registrado em nome do próprio piloto, caiu por volta das 17h, em uma área de pastagem da Fazenda Morada do Sol, na zona rural de Fátima.
Moradores relataram que a aeronave sobrevoava a cidade em baixa altitude e que foi possível ouvir um barulho intenso no motor momentos antes da queda. Um vídeo feito por um morador mostra o avião passando próximo à rede elétrica antes de seguir em direção à zona rural, onde ocorreu o impacto.
O choque com o solo destruiu a parte frontal e as asas da aeronave, além de provocar vazamento de combustível. Equipes da Polícia Militar, da Perícia Oficial e do Instituto Médico Legal (IML) estiveram no local para realizar os primeiros levantamentos.

Investigação
O caso é investigado pela 73ª Delegacia de Polícia de Fátima, enquanto as causas técnicas da queda estão sob responsabilidade do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), por meio do Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA).
O acidente provocou grande comoção entre amigos e familiares. Nas redes sociais, a morte das duas vítimas vem sendo amplamente lamentada por pessoas ligadas ao setor da aviação.





