TJMA realiza nova distribuição do pedido de prisão de prefeito

O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) decidiu redistribuir o pedido de prisão preventiva e de busca e apreensão em desfavor do prefeito de Igarapé Grande, João Vítor Peixoto Moura Xavier (PDT). Ele está sendo investigado pela morte do soldado da Polícia Militar, Geidson Thiago da Silva dos Santos, que ocorreu no último domingo (6) durante uma vaquejada em Trizidela do Vale. O prefeito admitiu ter cometido o crime em seu depoimento à Polícia Civil.
A decisão de redistribuir o caso foi proferida pelo desembargador Jorge Rachid, que identificou um erro na tramitação inicial. Segundo ele, por se tratar de um assunto criminal envolvendo um prefeito, a análise deveria ser feita por uma das Câmaras Criminais Isoladas do TJMA e não pelo Órgão Especial, como foi feito inicialmente.
Com essa redistribuição, será uma das três Câmaras Criminais do TJMA a decidir sobre o pedido enviado pela 14ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Pedreiras, que está encarregada da investigação. As investigações ainda estão em andamento, envolvendo perícias, análise de imagens e a coleta de depoimentos de testemunhas.
João Vítor se apresentou à Polícia no dia seguinte ao crime, na segunda-feira (7), alegando que agiu em legítima defesa. De acordo com suas declarações, ele não possuía a posse legal da arma utilizada e a teria descartado após o incidente. Após prestar depoimento, o prefeito foi liberado, uma vez que não havia flagrante do crime.
A Polícia Civil possui um prazo de dez dias para concluir o inquérito e poderá solicitar novamente a prisão preventiva ao término desse período. A decisão final caberá ao Judiciário.
Pedido de afastamento e vice assume

Os vereadores de Igarapé Grande votaram pedido de licença do prefeito João Vítor Xavier (PDT) na manhã desta quarta-feira, 9. Logo após, deram posse para a vice-prefeita, Maria Etelvina (PDT).
O pedido de licença por 120 dias de João Vítor foi encaminhado a Câmara Municipal de Igarapé Grande. Nele, o prefeito alega problemas de saúde para se licenciar do mandato. Ainda no pedido de licença, consta que ele pode retornar ao mandato antes do prazo máximo.