Tocantins

Velório e sepultamento de Moisés Avelino são realizados em Paraíso do Tocantins; veja homenagens

Ex-governador Moisés Nogueira Avelino morreu na madrugada deste sábado (27). Segundo os
familiares, ele foi vítima de infecções que se agravaram por conta do estado de saúde fragilizado,
durante o tratamento contra um câncer nos ossos

O velório do ex-governador Moisés Nogueira Avelino começou às 9h da manhã deste sábado (27), em Paraíso do Tocantins, região central do estado. O sepultamento está marcado para acontecer no fim da tarde, no cemitério Bom Jesus, após a missa de corpo presente, que deve ocorrer às 17h, na Igreja Matriz São José Operário. Em homenagens pelas redes sociais, amigos e políticos destacaram a relevância do político para a história e a contribuição ao estado.

O governo estadual decretou luto oficial de sete dias pelo falecimento do ex-governador, que, conforme publicação no Diário Oficial do Estado.

Moisés Nogueira Avelino morreu na madrugada deste sábado. Ele esteve internado durante o mês de dezembro em um hospital particular em Palmas para tratamento contra um câncer nos ossos, diagnosticado em 2019, quando se afastou de seu último mandato político, como prefeito de Paraíso do Tocantins.

A família informou que ele foi liberado pelos médicos para passar o Natal com a família, recebendo cuidados de uma equipe de saúde em casa. Ainda segundo os familiares, ele foi vítima de infecções que se agravaram por conta do estado de saúde fragilizado.

Moisés Nogueira Avelino ocupou diversos cargos políticos no Tocantins. Ele foi prefeito de Paraíso por dois mandatos, entre 1983 e 1988, deputado federal por dois mandatos, entre 1989 e 1991 e entre 2007 e 2011.

Também se tornou o segundo governador eleito do Tocantins, ocupando o Palácio Araguaia entre os anos de 1991 e 1994. Tentou novamente as eleições para o Governo do Estado em 1998, mas foi derrotado por Siqueira Campos.

O prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos (Podemos), manifestou profundo pesar pela morte do ex-governador e relembrou momentos ao lado do político.

Ex-governador e líder histórico do Tocantins: saiba quem foi Moisés Avelino

Morre Moisés Avelino, ex-governador do Tocantins e ex-prefeito de Paraíso
Moisés Avelino deixa um legado marcante na história política e administrativa do Tocantins, tendo contribuído de forma decisiva para a consolidação do Estado, o fortalecimento das instituições e o desenvolvimento social e econômico da nossa população. Neste momento de dor, manifesto minha solidariedade aos familiares, amigos e a todos que compartilham desse luto“, disse o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos), em nota de pesar.

Com o Dr. Moisés, vivi embates políticos firmes, duros, mas históricos. Fui eleito prefeito com ele governador, num tempo em que não se disputavam apenas votos, mas projetos e rumos para o Tocantins e para Palmas, que estavam nascendo. E guardo também o gesto que marcou sua grandeza política: quando deixou de seguir a orientação do seu partido, o PMDB, para apoiar meu pai aos 82 anos para que ele pudesse governar o Tocantins pela última vez. Foi ali que ele mostrou que o seu amor pelo nosso Estado era maior que a fidelidade partidária“, disse Eduardo Siqueira Campos.

Outras homenagens ao ex-governador
Moisés Avelino durante seu último mandato como prefeito de Paraíso, em 2019 (Rogério Ramos/Prefeitura de Paraíso do Tocantins).

O Ministério Público do Tocantins (MPTO) também lamentou a perda de Avelino. Além disso, decretou luto oficial de três dias em homenagem à trajetória do político no estado.

O deputado estadual Valdemar Júnior (Republicanos) se solidarizou com familiares e amigos do ex-governador e destacou a trajetória de cinco décadas da vida do político. “Ao longo de mais de cinco décadas de vida pública, o líder emedebista construiu pontes onde muitos erguiam barreiras, sendo reconhecido pela sabedoria, serenidade, experiência e pelo senso de responsabilidade institucional.”

Mesmo após se afastar dos cargos eletivos, Avelino seguiu como referência e conselheiro respeitado por lideranças de todo o Tocantins, mantendo vivo seu compromisso com o desenvolvimento do Estado, mesmo enfrentando com coragem uma longa batalha contra o câncer e outras comorbidades.” Lamentamos o falecimento do ex-governador Moisés Avelino, uma das figuras centrais da história política tocantinense, com contribuição relevante para a consolidação institucional do Estado. Neste momento de tristeza, o MPTO manifesta solidariedade aos familiares, amigos e a todos que compartilham deste luto“, disse o MPTO em nota de pesar.

A Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) também manifestou profundo pesar pelo falecimento do ex-prefeito, ex-deputado federal e ex-governador do Tocantins. “Líder político de enorme prestígio em Paraíso do Tocantins e na região do Vale do Araguaia, Moisés Avelino contribuiu para a consolidação político-administrativa do Tocantins, em sua gestão como governador do Estado (1991-1994), e nos períodos em que exerceu mandatos de deputado federal. Neste momento de dor, a Assembleia Legislativa se solidariza com os familiares e amigos do ex-governador Moisés Avelino, em especial com sua viúva, Dona Virgínia, seus filhos, Igor, Lara e Iuri, e seus netos.”

O deputado estadual Tiago Dimas (Podemos) disse, por meio de nota, que recebeu com tristeza
a notícia do falecimento de Avelino. “Moisés Avelino dedicou sua vida ao serviço público com
seriedade, coragem e compromisso com as pessoas. Sua trajetória deixa marcas importantes
na política tocantinense e um legado que seguirá sendo lembrado por todos que acreditam na
política, feita com responsabilidade e diálogo
.”

Por Jornal do Tocantins

Arimatéia Jr.

Arimatéia Jr.

About Author

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may also like

Tocantins

TOCANTINS: Polícia mira traficantes do PCC que importavam armas da Turquia

A Polícia Civil de Tocantins realizou nesta terça-feira, 4, uma operação que visa cumprir 17 mandados de prisão contra traficantes
Tocantins

SÃO MIGUEL: Prefeitura alerta motoristas sobre controle de velocidade na TO-201

Prefeitura de São Miguel, no Bico do Papagaio, alerta motoristas que trafegam pela TO-201, no trecho entre São Miguel e