Wanderlei publica foto ajoelhado após decisão que o retorna ao cargo de governador do Tocantins: ‘Obrigado meu Deus’
Após liminar do ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), revogar o afastamento de Wanderlei Barbosa (Republicanos) do cargo de governador do Tocantins , o político publicou uma foto ajoelhado em um portal das Serras Gerais do estado. Na legenda da imagem, Wanderlei escreveu: “Obrigado meu Deus”.
A decisão que devolve o cargo a Wanderlei foi publicada nesta sexta-feira (5) e ainda deverá ser referendada pela segunda turma do STF.
A imagem foi postada por volta das 16h20 desta sexta-feira, no Instagram. Em menos de seis minutos a publicação ultrapassava mais de 3 mil curtidas e 800 comentários apoiando e comemoraram o retorno dele ao cargo.
O governador estava afastado há três meses, por suspeita de desvio de recursos públicos em contratos para compra de cestas básicas na pandemia de Covid-19 . Na época, a primeiradama Karynne Sotero também foi afastada do cargo, mas o retorno dela não é mencionado na liminar.
Em nota, a defesa do governador Wanderlei Barbosa disse que “recebe com serenidade a decisão emanada do Supremo Tribunal Federal proferida na data de hoje, a qual viabiliza o seu retorno ao cargo para o qual foi legitimamente eleito”.
Conforme a decisão do ministro, o afastamento causa impacto na continuidade da Administração Pública às vésperas de ano eleitoral, “gerando grave instabilidade política e jurídica”.
Segundo ele, o afastamento de um chefe do poder executivo exige fundamentação robusta e demonstração inequívoca de necessidade, além disso, a Procuradoria-geral da República se manifestou contrária ao afastamento durante o curso do processo.
Vice-governador ocupou cargo
Após o afastamento de Wanderlei Barbosa, o vice Laurez Moreira (PSD) assumiu o cargo de governador do Tocantins . Sua primeira medida foi exonerar todos os secretários do primeiro escalão da gestão estadual.
Logo depois, o vice suspendeu um contrato firmado com uma empresa de táxi aéreo para o fornecimento de um avião que era usado para viagens pelo governador afastado, Wanderlei Barbosa.
A reportagem tenta contato com Laurez Moreira.
Fonte: Jornal do Tocantins






