Notícias do Brasil Política

Weverton Rocha é alvo de nova fase da Operação “Sem Desconto” da PF

O senador Weverton Rocha (PDT-MA) é um dos alvos da nova fase da Operação Sem Desconto, deflagrada pela Polícia Federal na manhã desta quinta-feira (18). A ação investiga irregularidades no pagamento de descontos associativos aplicados indevidamente a aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Ao todo, estão sendo cumpridos 52 mandados de busca e apreensão, 16 mandados de prisão preventiva e outras medidas cautelares, todos expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

As diligências ocorrem simultaneamente nos estados de São Paulo, Paraíba, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Minas Gerais e Maranhão, além do Distrito Federal.

As ordens judiciais foram expedidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF), em procedimentos sob a relatoria do ministro André Mendonça.

Participam da ação 36 auditores da CGU e 177 policiais federais.

Alvos da operação
Além do senador Weverton Rocha, também estão entre os alvos desta fase da Operação Sem Desconto:

-Aldroaldo Portal, secretário-executivo do Ministério da Previdência – afastado do cargo e com prisão domiciliar decretada;
-Romeu Carvalho Antunes, filho de investigado conhecido como “Careca do INSS” – preso;
-Éric Fidelis, filho do ex-diretor de Benefícios do INSS, André Fidelis – preso.

Em nota, o senador Weverton Rocha afirmou que “se coloca à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas assim que tiver acesso integral a decisão”.

Leia a nota do senador Weverton Rocha, na íntegra
O senador Weverton Rocha informa que recebeu com surpresa a busca na sua residência, com serenidade se coloca à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas assim que tiver acesso integral a decisão.

Weverton Rocha

Crimes investigados
De acordo com a Polícia Federal, a nova fase da Operação Sem Desconto tem como objetivo aprofundar as investigações sobre a prática dos seguintes crimes:

-Inserção de dados falsos em sistemas oficiais;
-Constituição de organização criminosa;
-Estelionato previdenciário;
-Ocultação e dilapidação de patrimônio.

As apurações buscam identificar os responsáveis pela estruturação e manutenção do esquema fraudulento que atingiu milhares de beneficiários da Previdência Social.

Entenda o caso da fraude no INSS
A fraude foi revelada em 23 de abril, durante a primeira fase da operação. Segundo as investigações, associações cobravam mensalidades indevidas, descontadas diretamente dos benefícios de aposentados e pensionistas, sem autorização dos titulares.

O esquema consistia em registrar os beneficiários como supostos associados de entidades de classe, mesmo sem qualquer adesão formal ou consentimento. Com isso, valores eram retirados mensalmente dos benefícios pagos pelo INSS.

À época, o ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Vinícius de Carvalho, informou que as associações afirmavam oferecer serviços como assistência jurídica e descontos em academias e planos de saúde, mas não possuíam estrutura para prestar tais serviços.

Entidades e consequências políticas
Ao todo, 11 entidades foram alvo de medidas judiciais. Os contratos firmados com aposentados e pensionistas foram suspensos por determinação do governo federal.

A crise provocada pelas investigações levou à saída do então ministro da Previdência, Carlos Lupi (PDT), que pediu demissão do cargo. Ele foi substituído por Wolney Queiroz, que ocupava a função de secretário-executivo da pasta.

Devolução dos valores descontados
Em julho, o governo federal anunciou a devolução dos valores descontados indevidamente de aposentados e pensionistas. O ressarcimento está sendo feito em parcela única, sem lista de prioridades.

Além disso, o prazo para contestação dos descontos irregulares foi prorrogado. Os beneficiários prejudicados pelo esquema poderão solicitar a devolução dos valores até 14 de fevereiro de 2026.

A Polícia Federal informou que as investigações seguem em andamento e que novas fases da Operação Sem Desconto não estão descartadas.

Arimatéia Jr.

Arimatéia Jr.

About Author

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may also like

Política

PRAIA NORTE: Município garante 75 casas populares por meio do Minha Casa Minha Vida

O anúncio foi feito nesta terça-feira (4), em Brasília, pelo secretário municipal de Relações Institucionais, Ho Che Min, que destacou
Notícias do Brasil

Ministério da Cultura repudia tratamento dado a Milton Nascimento no Grammy

“O Ministério da Cultura (MinC) manifesta repúdio ao tratamento dispensado ao cantor, compositor e multi-instrumentista brasileiro, Milton Nascimento, na cerimônia