Governo federal inicia curso de formação de professores em educação especial

O governo federal deu início a uma das maiores iniciativas já realizadas para a formação de professores em educação inclusiva. O Ministério da Educação (MEC), em conjunto com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), lançou o curso de aperfeiçoamento “Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva“, com carga horária de 120 horas e aulas na modalidade a distância. O programa busca capacitar docentes para desenvolver práticas pedagógicas inclusivas que respeitem e atendam às especificidades de cada estudante.
O lançamento oficial do curso aconteceu na terça-feira (15), durante um webinário transmitido pelo canal do MEC no YouTube. A cerimônia reuniu especialistas da área e apresentou os objetivos da formação, que pretende oferecer 1,2 milhão de vagas até 2026. O curso será realizado por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Capes e está estruturado em quatro módulos, com abordagem multidisciplinar e foco na justiça social.
Conteúdo estruturado em quatro eixos – A formação está organizada em quatro módulos principais:
- Direitos Humanos, Diversidade e Educação Inclusiva;
- Desenvolvimento Humano, Ensino e Aprendizagem na Perspectiva da Educação Inclusiva;
- Currículo, Tecnologias e Práticas Pedagógicas Inclusivas;
- Práticas, Recursos e Materiais Pedagógicos Inclusivos na Escola.
Cada módulo foi pensado para ampliar a compreensão do educador sobre os direitos das pessoas com deficiência, práticas de ensino adaptadas, uso de tecnologias assistivas e elaboração de materiais pedagógicos acessíveis.
Abrangência nacional e continuidade – Ao todo, 50 instituições públicas de ensino superior de todas as regiões do país participam do programa, reforçando a abrangência nacional da política. Além do curso recém-lançado, a Rede Nacional de Formação Continuada dos Profissionais do Magistério da Educação Básica Pública (Renafor) continuará a oferecer outras capacitações. Em 2023, foram ofertados 77 cursos, sendo 50 voltados a professores e 27 destinados a gestores, somando mais de 30 mil vagas.
Compromisso com a inclusão – Durante o lançamento, o diretor de Políticas de Educação Especial da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi), Alexandre Mapurunga, celebrou o alcance da iniciativa. “Esse é um momento marcante e histórico, porque se trata do maior programa de formação continuada já desenvolvido no que concerne à educação inclusiva. O curso marca o compromisso ético, político e pedagógico com a justiça social e com o direito inalienável à educação de todos, assumida pelo MEC”, afirmou.
O diretor de Educação a Distância da Capes, Antonio Amorim, também ressaltou a relevância do programa, destacando o envolvimento de pesquisadores e instituições especializadas na construção da formação. “Todo o curso foi organizado com articulação de grupos de pesquisa e programas de pós-graduação que trabalham com essa temática, por toda a vinculação sociocultural e por imaginar um mundo em que as diferenças sejam afirmadas com todas as suas potencialidades”, declarou.