Campeonato Maranhense: Cavalo de Aço vence o IAPE pelo Placar de 1 x 0

Papel comemora: o Imperatriz derrotou o IAPE no Frei Epifânio. (Gabriel Dias / Sociedade Imperatriz de Desportos)
Equipes em posição de destaque na classificação do Campeonato Maranhense, Imperatriz e IAPE se enfrentaram na noite deste sábado (22), no Estádio Frei Epifânio, em jogo antecipado da 11ª rodada da competição. Contando com o apoio da torcida colorada, o Cavalo de Aço mostrou força e paciência para passar pela eficiente marcação do Canário da Ilha, venceu por 1 a 0 e deu mais um importante passo para confirmar matematicamente a vaga nas semifinais do Estadual
Antes que o cenário da partida se desenhasse no Frei Epifânio, o IAPE teve que lidar com a expulsão do lateral-esquerdo Rômulo Carioca, aos 11 minutos, após cometer falta no atacante Weslley Santos, que partia livre em direção ao gol. Em vantagem no número de jogadores, o Imperatriz foi ao ataque, porém, o Canário da Ilha segurou o empate sem gols até o intervalo
Já na segunda etapa, o Imperatriz continuou com dificuldades para encontrar espaços na defesa do IAPE, que, por sua vez, não conseguia encaixar jogadas em velocidade. Aos 19 minutos, a pressão do Cavalo de Aço finalmente surtiu efeito: após cruzamento de Ceará, o atacante Papel cabeceou, a bola bateu no travessão e caiu dentro do gol, de acordo com a decisão da arbitragem. O lance gerou a revolta dos jogadores do IAPE, que questionaram muito a marcação do árbitro Ranilton Oliveira de Souza e alegaram que a bola caiu em cima da linha. Depois disso, o Imperatriz controlou o jogo até confirmar a vitória no Frei Epifânio.
Invicto há cinco partidas, o Imperatriz voltou a abrir uma boa vantagem na liderança do Campeonato Maranhense. O Cavalo de Aço chegou aos 22 pontos, seis a mais que o segundo colocado Maranhão Atlético, e está com a classificação encaminhada para as semifinais do Estadual. Vale ressaltar, no entanto, que o Imperatriz é o único time com 11 duelos disputados na competição, enquanto Maranhão e Sampaio Corrêa, seus principais rivais na luta pela primeira posição, têm três jogos a menos.
Já o IAPE, que encerrou uma sequência de duas vitórias consecutivas no Campeonato Maranhense com o tropeço no Frei Epifânio, continua firme na briga por uma vaga nas semifinais da competição. O Canário da Ilha soma 14 pontos em nove partidas disputadas e continua na quarta colocação do Estadual, dentro da zona de classificação para o mata-mata.
Imperatriz e IAPE já voltam a campo pelo Campeonato Maranhense na próxima semana. O Cavalo de Aço visita o Viana no próximo domingo (30), às 15h30, no Estádio Djalma Campos, em jogo válido pela 12ª rodada do Estadual, enquanto o Canário da Ilha joga contra o Sampaio Corrêa na próxima quinta-feira (27), a partir das 19h, no Estádio Frei Epifânio, pela 9ª rodada da competição.
Por Gustavo Arruda (Imirante)