Blog

Cappelli defende frente ampla para disputar governo do DF

O presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Ricardo Cappelli (PSB), confirmou que pretende disputar o governo do Distrito Federal em 2026 com o apoio de uma frente ampla de partidos, unindo forças da esquerda até a centro-direita. Em declaração à Folha de S.Paulo, ele reafirma sua oposição à atual gestão do governador Ibaneis Rocha (MDB), que deve apoiar a atual vice-governadora, Celina Leão (PP), como sucessora.

“O Distrito Federal tem características de governo e de prefeitura. O que vai unir aqui não é a identidade ideológica, e sim a capacidade de forças até mesmo diferentes se unirem em torno de um projeto diferente do que está hoje no Palácio Buriti”, afirmou Cappelli.

Nas redes sociais, o ex-interventor da segurança pública do DF tem feito críticas contundentes à administração de Ibaneis, que enfrentou forte desgaste político após os ataques de 8 de janeiro de 2023. Cappelli foi nomeado pelo governo federal para intervir na segurança da capital naquele momento. Agora, ele costura alianças com partidos que rejeitem o atual governo local e que, segundo ele, não estejam ligados à “extrema direita”.

“Nós temos que montar uma frente popular, democrática, que cabe todo mundo”, defende.
Cappelli também revelou conversas com o Partido dos Trabalhadores, que recentemente filiou o presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Leandro Grass — que foi derrotado por Ibaneis em 2022. Apesar disso, ele pondera que a legenda ainda não definiu quem será seu nome para a disputa de 2026.

“Eu converso com o PT. O Leandro é um quadro importante. Agora eu recebi aqui também o [ex-deputado federal Geraldo] Magela, que também é candidato. Então veja, quem é o candidato do PT? Ainda não houve anúncio”, comentou. E completou: “O Leandro se filiou ao PT. Você viu alguma declaração de algum dirigente do PT dizendo que ele é o candidato do PT a governador? Então vamos esperar, está longe ainda, muita coisa vai acontecer.”

Ao falar sobre o cenário eleitoral nacional, Cappelli demonstrou otimismo com o desempenho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no DF. Em 2022, Lula teve 41,19% dos votos válidos no segundo turno na capital federal, atrás do ex-presidente Jair Bolsonaro.

“Ele tem tudo para crescer no Distrito Federal. Agora, a gente tem que fazer o que eu tenho feito, conversar com o povo”, afirmou. “É falsa a ideia de que o Distrito Federal foi para a direita. Nós temos que conversar com o povo. O problema é que o campo democrático se afastou do povo. Eu estou convencido de que se a gente for conversar com o povo, nós vamos dar ao presidente Lula a vitória aqui no Distrito Federal.”

Por Otávio Rosso ( Brasil-247)

Arimatéia Jr.

Arimatéia Jr.

About Author

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may also like

Blog

Ministro comemora ampliação de voos para São Luís

O ministro do Turismo, Celso Sabino, recebeu parlamentares da bancada maranhense no Congresso Nacional nesta segunda (3), em Brasília. No
Blog

Cantora acusa Ximbinha de assédio sexual e pede rescisão da banda

Jéssica Rodrigues afirmou que os casos de assédio tiveram início em 2023, quando ela entrou oficialmente para a banda do