Tocantins

Denúncia cita problemas e insatisfação na Cadeia Pública de Augustinópolis; Seciju responde

Por AF Notícias

Uma denúncia revela uma situação preocupante na Cadeia Pública de Augustinópolis, na região do Bico do Papagaio. Dentre os problemas, destacam-se infiltrações, vazamento de água em cima de um detector de metal e telefone fixo sem funcionar há meses, além de insatisfações com a gestão da unidade prisional.

Segundo a denúncia, o atual diretor da cadeia pública, que está no cargo há mais de seis anos, tem pleno conhecimento dos problemas, mas não teria tomado atitudes no sentido de solucioná-los.

“As pessoas aqui estão pedindo para mudar a direção da Cadeia. Todo mundo tem reclamado demais. Os parentes dos presos, os advogados, os funcionários e até a comunidade. A situação fica pior a cada dia”, apontou o denunciante, ao acrescentar a dificuldade de comunicação com o diretor até mesmo pelo celular institucional.

“Isso deixa todo mundo desconfortável e atrapalha muito o trabalho de quem está lá dentro”, diz o denunciante.

A denúncia cita, ainda, dificuldades no agendamento de visitas aos presos, inclusive por parte de advogados, e no relacionamento com servidores e autoridades.

Vazamento de água

Segundo o denunciante, há um vazamento de água na frente da sala do diretor. “O vazamento está molhando um portal novo de detectar metal e colocaram um saco de lixo em cima para tentar proteger o equipamento. A situação não melhora nem mesmo com denúncias enviadas à Secretaria da Cidadania e Justiça (Seciju) e matérias jornalísticas”, afirma.

“A cadeia ainda está com infiltrações e vazamentos de água na carceragem e na parte administrativa, inclusive perto de tomadas elétricas. Isso é um perigo, pois pode dar choque em quem trabalha na unidade, nos presos e até nas pessoas que vão fazer visitas. Quando chove, o perigo aumenta, mas ninguém resolve o problema de vez”, lamentou o denunciante.

Procurada pela reportagem, a Secretaria da Cidadania e Justiça (Seciju) disse que até o momento não há denúncias formais contra o chefe da unidade. Sobre a questão da infraestrutura, afirmou que os problemas de infiltrações já foram solucionados e a pintura está sendo concluída nesta semana. Confira a nota completa abaixo:

O que diz a Seciju?

“A Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) informa que até o momento, não há denúncias formais contra o chefe da unidade citada. No entanto, vai acompanhar de perto as questões apontadas e adotará as medidas cabíveis, caso seja necessário.

Sobre o funcionamento do detector de metais, a unidade conta com um novo aparelho que opera normalmente. Um equipamento antigo apresentou falha no computador necessário para sua operação e passará por manutenção.

Quanto à infraestrutura, as infiltrações do prédio já foram sanadas. O serviço foi realizado por custodiados, e a pintura será concluída ainda nesta semana. Além disso, estão sendo realizadas melhorias como a instalação de centrais de ar-condicionado para melhor atender os servidores. A sala de monitoramento também passará por uma modernização, com a substituição da central, utilizando o trabalho de custodiados especializados em refrigeração.

A Secretaria reitera que denúncias podem ser formalizadas por meio da Ouvidoria Setorial ou encaminhadas diretamente à Corregedoria-Geral da Polícia Penal e do Sistema Socioeducativo pelo e-mail: corregedoriaseciju@gmail.com“.

Arimatéia Jr.

Arimatéia Jr.

About Author

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

You may also like

Tocantins

TOCANTINS: Polícia mira traficantes do PCC que importavam armas da Turquia

A Polícia Civil de Tocantins realizou nesta terça-feira, 4, uma operação que visa cumprir 17 mandados de prisão contra traficantes
Tocantins

SÃO MIGUEL: Prefeitura alerta motoristas sobre controle de velocidade na TO-201

Prefeitura de São Miguel, no Bico do Papagaio, alerta motoristas que trafegam pela TO-201, no trecho entre São Miguel e