Blog

Eric Costa formaliza pedido para retomar mandato na Assembleia

Eric Costa (foto a esquerda) é titular do mandato e estava licenciado do cargo; quarto suplente, Dalton Arruda estava no exercício de mandato sob polêmica

O deputado estadual Eric Costa (PSD) formalizou na sexta-feira (21), na Assembleia Legislativa, ofício com pedido de retorno ao mandato. Ele estava licenciado do cargo o que permitiu que o 4º suplente, Dalton Arruda (PSD), assumisse o posto.

Dalton Arruda, contudo, tem histórico de violência doméstico e descumprimento de medidas protetivas, o que provocou forte reação na Assembleia Legislativa.

Entidades que atuam na defesa da mulher chegaram a protestar nas redes sociais e num evento na Assembleia Legislativa, contra a posse do suplente.

Pressionado por supostamente ter participado de uma articulação política para permitir a posse do 4º suplente, Eric Costa protocolou pedido para retornar à Casa, o que já deve ocorrer na próxima semana, quando ocorrerá nova sessão ordinária.

Ofício foi protocolado na sexta-feira (21)

Homenagem

No exercício de mandato, Dalton Arruda chegou a ser homenageado pelo Batalhão de Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas (ROTAM) da Polícia Militar do Maranhão (PMMA) no início deste mês.

O parlamentar recebeu honraria da PM por ter agido em favor “da modernização e capacitação da corporação”.

“Hoje fui homenageado pelo Batalhão Rotam. Parabenizo o comandante geral, coronel Pitagoras, o subcomandante, coronel Wellington e o secretário de Segurança Pública Maurício Martins, por sempre modernizar e capacitar os policiais”, escreveu o parlamentar em seu perfil no Instagram. O comando da PM ainda não explicou, contudo, a homenagem.

Em novembro de 2021, Dalton foi preso em flagrante após invadir a residência de sua ex-esposa e descumprir medidas protetivas.

A denúncia aponta apontava agressões físicas e psicológicas contra a mulher. Inicialmente, sua prisão preventiva foi convertida em domiciliar com uso de tornozeleira eletrônica, mas a 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) posteriormente, determinou seu retorno ao regime fechado.

Dois anos depois, em novembro de 2023, áudios atribuídos ao deputado mostraram ameaças de morte contra sua ex-esposa, além de ofensas a uma magistrada.

O áudio provocou repúdio por parte da Associação dos Magistrados do Maranhão (AMMA), que classificou suas declarações como violência de gênero e um ataque à integridade do Judiciário.

Arimatéia Jr.

Arimatéia Jr.

About Author

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may also like

Blog

Ministro comemora ampliação de voos para São Luís

O ministro do Turismo, Celso Sabino, recebeu parlamentares da bancada maranhense no Congresso Nacional nesta segunda (3), em Brasília. No
Blog

Cantora acusa Ximbinha de assédio sexual e pede rescisão da banda

Jéssica Rodrigues afirmou que os casos de assédio tiveram início em 2023, quando ela entrou oficialmente para a banda do