Maranhão Política

Justiça Eleitoral determina novas eleições em Nova Olinda do Maranhão

A Justiça Eleitoral da 80ª Zona, com sede em Santa Luzia do Paruá, decidiu que o município de Nova Olinda do Maranhão terá que realizar novas eleições para prefeito e vice. A medida ocorre após a cassação dos diplomas de Ary Menezes Fernandes e Ronildo Costa de Carvalho, eleitos em 2024, por abuso de poder econômico e compra de votos.

A decisão foi proferida pela juíza Patrícia Bastos de Carvalho Correia, no âmbito de uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE). De acordo com a magistrada, depoimentos de eleitores, transferências via PIX, distribuição de materiais de construção e registros audiovisuais comprovaram as práticas ilícitas. Para a juíza, as vantagens oferecidas comprometeram “a legitimidade do pleito e a liberdade de escolha dos cidadãos”.

Além da perda dos mandatos, os dois políticos foram declarados inelegíveis por oito anos e condenados ao pagamento de multa de R$ 25 mil cada, em razão da gravidade das irregularidades e do número de eleitores envolvidos.

A sentença também determinou a comunicação imediata ao Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA), que ficará responsável por organizar um novo pleito, ainda sem data definida. Até lá, o comando do Executivo municipal será exercido interinamente pelo presidente da Câmara de Vereadores.

O processo foi encaminhado ao Ministério Público Eleitoral, que poderá abrir ação penal diante de indícios de crimes eleitorais e de violência política de gênero levantados durante as investigações.

Arimatéia Jr.

Arimatéia Jr.

About Author

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may also like

Política

PRAIA NORTE: Município garante 75 casas populares por meio do Minha Casa Minha Vida

O anúncio foi feito nesta terça-feira (4), em Brasília, pelo secretário municipal de Relações Institucionais, Ho Che Min, que destacou
Política

Vice-governador cumpre agenda em Imperatriz e Região

Pela manhã, ao lado do prefeito Rildo Amaral, participou de uma agenda na Prefeitura Por: Carlos Leen O vice-governador do Maranhão,