Maranhão Notícias do Brasil Polícia

Quem é Pedro Lucas, o cotado para o Ministério das Comunicações

O deputado Pedro Lucas (União-MA) é cotado para ser o novo ministro das Comunicações, responsável por políticas e serviços de radiodifusão, telecomunicações e postais do país. A movimentação ocorre após o então chefe da pasta, Juscelino Filho, também filiado à sigla, pedir demissão na terça-feira (8).

Ele foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por envolvimento em um esquema de desvio de emendas parlamentares enquanto atuava como deputado.

A expectativa é que o Ministério das Comunicações continue sob o comando do União Brasil, que também ocupa outros dois na Esplanada: o do Turismo, com Celso Sabino, e o da Integração e do Desenvolvimento Regional, que, apesar de ser comandado por Waldez Góes, do PDT, partiu de uma indicação da legenda.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sinaliza aval para Pedro Lucas assumir a pasta.

Quem é Pedro Lucas Fernandes?

Pedro Lucas Fernandes foi eleito para a Câmara dos Deputados pela primeira vez em 2019. Em 2022, ele foi reeleito com 159.786 votos, sendo o segundo mais votado do Maranhão. Ele iniciou na vida pública como vereador, em 2013, atuando na Câmara Municipal de São Luís por sete anos, sendo filiado ao PTB — hoje PRD.

Natural da capital maranhense, o parlamentar é filho do também ex-deputado Pedro Fernandes (União), atual prefeito de Arame, município localizado no interior do estado.

O deputado é formado em Administração com especialização em Planejamento Governamental. Em 2017, ainda em seu mandato de vereador, Pedro Lucas foi indicado para ocupar o cargo de presidente da Agência Executiva Metropolitana (Agem) do Maranhão pelo então governador do estado, Flávio Dino.

Hoje, Dino, como ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), é relator do caso de Juscelino Filho. Pedro Lucas foi o primeiro presidente da estatal, que surgiu naquele ano com o objetivo de “gerir o processo de metropolização da Região Metropolitana da Grande São Luís” e “e implantar as Funções Públicas de Interesse Comum”, como saneamento básico, resíduos sólidos e mobilidade urbana.

Articulação

Desde fevereiro de 2025, Pedro Lucas é líder do União na Câmara. Antes, era vice-líder do governo no Congresso Nacional, posição que ocupou por dois anos, desde fevereiro de 2023. Ao longo do mandato, participou de comissões especiais e externas, como a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) de Derramamento de Óleo no Nordeste, entre 2019 e 2021.

Recentemente, o líder do União na Câmara acompanhou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em uma viagem à Ásia.

Ele esteve junto a uma comitiva de ministros e parlamentares, como presidente do Senado e seu colega de sigla, Davi Alcolumbre (União-AP), com o objetivo de “fortalecer ainda mais os laços e ampliar as possibilidades de investimentos para o Brasil”, como afirma em uma publicação feita nas redes sociais.

Fonte: CNN-Brasil (Maria Clara Matos)

Arimatéia Jr.

Arimatéia Jr.

About Author

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may also like

Polícia

Quatro suspeitos de assaltarem motorista de aplicativo são presos em Imperatriz

A polícia prendeu na tarde desta terça-feira (4), em Imperatriz, quatro homens suspeitos de assaltarem um motorista de transporte por
Notícias do Brasil

Ministério da Cultura repudia tratamento dado a Milton Nascimento no Grammy

“O Ministério da Cultura (MinC) manifesta repúdio ao tratamento dispensado ao cantor, compositor e multi-instrumentista brasileiro, Milton Nascimento, na cerimônia