Queimadas já provocaram apagões no Tocantins e afetaram mais de seis mil

Focos de queimadas próximos à rede elétrica provocaram interrupções no fornecimento de energia em diversas regiões do Tocantins. Segundo a concessionária responsável, cerca de seis mil famílias foram prejudicadas nos últimos meses pelos apagões causados pela fumaça e pelo fogo, que atingiram postes e cabos de distribuição. Até o dia 18 de julho, a Energisa, distribuidora de energia elétrica no estado, registrou 12 ocorrências de queimadas que causaram interrupções no fornecimento.
A concessionária destacou ainda que não é preciso o fogo chegar na rede elétrica para impactar o abastecimento, pois as altas temperaturas e a fuligem das queimadas podem comprometer o funcionamento de cabos, transformadores e outros equipamentos da rede. Em muitos casos, a fumaça densa provoca o desligamento automático da energia como medida de segurança. “Isso interrompe o fornecimento para bairros inteiros, comunidades rurais e também afeta serviços essenciais, como hospitais, delegacias, escolas, entre outros“, divulgou a Energisa.
A Energisa afirmou que integra as ações do projeto Foco no Fogo, do Comitê Estadual de Combate aos Incêndios Florestais e Controle de Queimadas no Tocantins, com a participação de eletricistas e auxiliares comerciais nas atividades junto à comunidade.
“Até o início de julho, o projeto já tinha alcançado cerca de 12 mil pessoas em 40 municípios. Ao todo, foram 1.960 ações realizadas, incluindo 32 palestras”, divulgou.
Criado em 2020, pelo governo do Tocantins, o Foco no Fogo atua em áreas com risco de queimadas, promove educação ambiental e conscientização sobre os prejuízos causados pelo fogo. A iniciativa combina palestras em escolas, visitas a propriedades rurais e envolve produtores e estudantes na
prevenção de incêndios.
Dicas para evitar acidentes
-Não jogue bitucas de cigarro ou lixo em áreas de vegetação seca;
-Evite qualquer tipo de queimada, mesmo que controlada, próximo à rede elétrica;
-Se notar fumaça ou fogo próximo a postes ou cabos, acione imediatamente os Bombeiros (193) e a Energisa.
Por ‘Jornal do Tocantins’