Eduardo Gomes defende votar anistia para destravar debates no Congresso

O senador Eduardo Gomes (PL-TO), primeiro vice-presidente do Senado, defendeu nesta quarta-feira (23) a votação do projeto da anistia para destravar outros debates no Congresso Nacional.
O objetivo, segundo ele, é viabilizar o avanço de outras pautas antes do período eleitoral. “Eu, por exemplo, defendo que a votação do projeto da anistia não atende só quem é favor da anistia. Atende quem vota contra também porque é preciso que o Congresso ande. Já tivemos o problema do atraso do Orçamento, que entrou em vigência agora, cinco meses depois”, disse Eduardo Gomes.
Gomes destacou que faltam dois meses para a realização das convenções partidárias que irão definir os rumos de cada partido para as eleições de 2026. “O calendário eleitoral já começou”, disse. Segundo o senador, o Legislativo precisa de “mais objetividade” e tenha coragem de enfrentar temas difíceis como a anistia.
A proposta está travada na Câmara desde o ano passado. O tema enfrenta resistência da base governista, mas é defendido pela oposição, que tem pressionado pela análise do texto. “Matéria difícil só tem um jeito: ou cria uma que a substitua ou vota. Porque alguém ganha ou alguém perde, mas o país segue […]
O Brasil vive uma pressão política muito grande e deve diminuir essa pressão para votar tecnicamente as matérias que interessam ao país”, declarou.
Da CNN-Brasil