Braço direito de Wagner desiste de pré-candidatura e vai coordenar campanha de Dorinha no norte
O ex-chefe de gabinete da Prefeitura de Araguaína, José Miguel Filho (Podemos), desistiu da pré-candidatura a deputado estadual e assumirá a coordenação regional da pré-campanha da senadora Professora Dorinha ao Governo do Tocantins em 2026.
Segundo comunicado divulgado pelo grupo político, José Miguel foi escolhido pelo prefeito Wagner Rodrigues para organizar as articulações políticas e as ações da pré-campanha nos municípios da região de Araguaína.
A mudança retira da disputa proporcional um dos nomes apoiados pelo grupo governista de Araguaína e o desloca para a estrutura da campanha majoritária. Até recentemente, José Miguel participava de encontros políticos e recebia manifestações de apoio à sua possível candidatura à Assembleia Legislativa.
A decisão também reforça a participação direta do grupo liderado por Wagner e pelo ex-prefeito Ronaldo Dimas na construção da pré-candidatura de Dorinha no norte do estado.
Wagner destaca experiência de José Miguel
Ao anunciar a nova função, Wagner Rodrigues classificou José Miguel como um dos principais integrantes de sua equipe e afirmou que a escolha levou em consideração sua experiência administrativa e política.
“Muita gente me pergunta como a gente consegue entregar tanto em Araguaína. A resposta é simples: eu me cerco de gente competente. O José Miguel é o meu braço direito. Ele entende de gestão, entende de gente e entende de Tocantins como poucos. Neste momento crucial para o futuro do nosso Estado, preciso dele mais próximo de mim e da senadora Dorinha. Ele desempenhará um papel fundamental coordenando as ações políticas e estruturais aqui na região Norte”, afirmou o prefeito.
José Miguel ocupava uma posição estratégica na administração municipal, atuando na articulação interna da gestão e no acompanhamento das agendas políticas e administrativas do prefeito.
“Projetos de grupo vêm antes”
Ao confirmar a retirada de seu nome da disputa por uma cadeira na Assembleia Legislativa, José Miguel agradeceu às lideranças que apoiavam sua pré-candidatura e afirmou que a decisão foi tomada em favor do projeto político do grupo.
“Quero agradecer de coração a cada amigo, liderança e trabalhador que abraçou e defendeu o nosso nome para a Assembleia Legislativa. Mas a boa política nos ensina que os projetos de grupo vêm antes das aspirações pessoais. Nossa missão agora é maior. O foco absoluto é fazer a primeira governadora da história do Tocantins. A senadora Dorinha representa a competência que o Estado precisa, e o Norte será o motor dessa vitória. Estou pronto para trabalhar nos bastidores e garantir que o modelo de sucesso que aplicamos em Araguaína chegue a cada município da nossa região”, declarou.
Com a nova função, José Miguel deverá atuar na organização de agendas, mobilização de lideranças, formação de bases municipais e aproximação da pré-candidata com representantes políticos e setores da sociedade na região.
Trajetória na gestão e no Senai
José Miguel é graduado em Administração, pós-graduado em Gestão de Recursos Humanos e possui formação técnica em Edificações.
Antes de integrar a administração municipal, trabalhou durante 25 anos no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), com atuação na educação profissional, qualificação de trabalhadores e atendimento a empresas instaladas no norte do Tocantins.
Ele passou a comandar a Secretaria de Gabinete no início da primeira gestão de Wagner Rodrigues, em 2021. No cargo, tornou-se um dos auxiliares mais próximos do prefeito e participou da articulação de ações administrativas e políticas do governo municipal.
A entrada de José Miguel na coordenação regional ocorre no momento em que a pré-campanha de Dorinha busca ampliar sua estrutura nos principais colégios eleitorais do Tocantins. Araguaína é o segundo município mais populoso do estado e ocupa posição estratégica nas disputas estaduais.
Por Arnaldo Filho (AF Noticias)





