Jovem cai em voçoroca de 80 metros de profundidade em Buriticupu (MA)

Uma jovem foi resgatada pelo Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão após cair em uma voçoroca de 80 metros de profundidade em Buriticupu, a 415 km de São Luís. O incidente ocorreu na manhã desta sexta-feira (7).
Segundo os bombeiros, a jovem teria corrido em direção à voçoroca, ultrapassando a área de isolamento, momento em que acabou caindo. Conforme informações repassadas à equipe, ela estaria alterada.
Segunda a prefeitura, a vítima está em estado estável e “já passou por todos procedimentos médicos necessários, incluindo apoio psicológico, e permanece em observação”.
A gestão municipal disse ainda estar à disposição “para oferecer apoio e orientação a quem necessitar”.
O município declarou situação de calamidade pública no dia 13 de fevereiro por causa do avanço do fenômeno.
Após ser acionado, o Corpo de Bombeiros deslocou uma equipe do Batalhão de Busca e Salvamento para o local. Os bombeiros realizaram o resgate da vítima e prestaram os primeiros socorros.
Em seguida, a jovem foi encaminhada a uma unidade hospitalar pela equipe do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). Não há informações sobre o estado de saúde da vítima.
Reportagem da Folha em 2023 registrou que as voçorocas crescem no município há pelo menos 30 anos. Elas são grandes crateras que se formam a partir da erosão do solo, que podem atingir dezenas de metros de profundidade e representam um grande risco à segurança da população.
À época, eram 23 voçorocas espalhadas no município, todas localizadas na área urbana, e algumas chegavam a 70 metros de profundidade. Já a erosão mais extensa tinha quase 7 quilômetros. A cidade já teve bairros inteiros engolidos pelo fenômeno.
FONTE: FOLHAPRESS